domingo, 26 de outubro de 2008

Assim é Campina Grande


26 de outubro de 2008. Para trinta cidades do Brasil, hoje é dia de voltar às urnas para decidir de uma vez por todas quem será o "servidor público" que irá administrar a cidade pelos próximos quatro anos. Campina Grande é uma delas. A cidade com mais de 266 mil eleitores está ansiosa para saber o nome do vencedor.
Falar sobre a política em Campina Grande é o mesmo que falar do clássico no futebol entre Treze e Campinense: paixão. Aqui, numa das maiores cidades do interior do nordeste, não esperava encontrar cenas típicas de um interior pequeno. A maioria das casas na cidade demonstram através de bandeiras sobre o teto a preferência política. E não são só as casas... Carros, bicicletas, ruas, postes, animais... Hã?! Pois não é que vi uma vez um cachorro vira-lata enfeitado de vermelho em plena movimentação política no primeiro turno!
Outro dia ainda, vi o esterismo de uma mulher dentro do ônibus que provocava os adversários pela janela e o revide de quem se sentia ofendido. Campina é assim... extrema. A vontade de competir parece estar nas veias da população. Compete com João Pessoa (capital) para ser a cidade mais importante do Estado; compete dentro da cidade para ver qual o melhor time de futebol; compete para levar ao poder uma das duas cores que representam as coligações. E a competição é fervorosa! Mas, como tudo na vida, tem suas contradições e curiosidades.
Vi hoje pela janela do carro em que estava algo curioso. Duas casas enfeitadas com cores diferentes e que representavam gostos também diferentes. Uma ao lado da outra, enfeitadas na mesma proporção. Cá com meus botões, pensei: como deve ser a relação entre esses vizinhos?Confesso que queira ter visto as duas famílias em frente das casas conversando e sorrindo. Para a minha história seria excelente. Um exemplo de civilidade! Mas fiquei só no pensamento. No caminho, percebi situações idênticas. Em outro momento, vi de relance um carro com duas bandeiras: uma amarela e outra vermelha e o conselho "Vote Limpo". A identificação sobre qual seria o candidato daquele motorista ficou impossível. Até onde isso demonstrava modelo de pacificidade ou ironia, não sei.
A paixão do campinense (habitante) se estende também ao município. Não conheço outro local onde os moradores sentem tanto prazer em morar. A Justiça Eleitoral prevê para as 20h de hoje a divulgação do resutado final deste segundo turno. Será que toda essa paixão dedicada durante o período eleitoral será retribuída com trabalho sério, humano, honesto pelo vencedor do pleito? Com a palavra, os quatro anos que virão...

2 comentários:

Gil de todos os dias disse...

Lá em Caruaru - minha cidade- é assim também. Política é quase futebol. Confesso que sinto falta desse clima aqui em João Pessoa. Parece que os eleitores são muito passivos.

Mariah Araújo disse...

" Campina é assim... extrema. "
Ainda não tinha lido definição melhor. parabéns pelos textos, adorei