terça-feira, 28 de outubro de 2008

Esse adorável vício de escrever


Havia já esquecido como é prazeroso externar o que pensamos e/ou sentimos através das palavras escritas. Confesso, não lembrava da última vez que tinha parado um pouco na minha rotina para escrever algum texto que estivesse com muita vontade. Ontem senti bem isso. As idéias não paravam de "pipocar" na minha cabeça e chegaram a incomodar meu sono. Por pouco, quase levanto da cama e recomeço a escrever. O retorno a essa paixão antiga se deve a este maravilhoso meio chamado blog e às pessoas que, sem intenção, me apresentaram a ele.
E por que "Aspectos do Cotidiano"? Sempre tive admiração pelas crônicas por elas possuírem sentimentos os mais variados nas entrelinhas. Rubem Braga ("Porque o silêncio não tem substância. Ele é vazio como grande redoma de vidro, e o que vive nele é a última palavra ou o último gesto"), Carlos Heitor Cony (O menino das meias vermelhas), Pedro Bial (Filtro Solar), Clarice Lispector ("É timidamente, é audaciosamente, que ouso falar sobre o mundo"), e por aí vai... As crônicas possuem mais conteúdo porque são carregadas de sentimentos. Fazem refletir. E foi por gostar tanto das crônicas que resolvi criar este blog, para exercitar a ferramenta de trabalho que - espero e confio - vai me acompanhar por toda a vida de jornalista.
Todos os dias paramos para fazer alguma coisa que muitas vezes não acrescenta nada as nossas vidas. Assistimos à televisão, conversamos besteiras, discutimos, dormimos muito, ou... nem isso fazemos. Experimente escrever sobre o que tiver vontade nesse tempo e verás o quanto é prazeroso. E esse prazer vicia, eu que o diga. Boa parte da culpa dedico a Gilmara Dias, companheira de trabalho na Rede Paraíba de Comunicação. Foi lendo os textos que ela escrevia que renasceu em mim a vontade de escrever.
Havia já esquecido o quanto é bom escrever. Que bom, lembrei. A minha inspiração vem de tudo o que me cerca: o cotidiano.

4 comentários:

Gil de todos os dias disse...

ôowww, que lindoo!! =)
Fico feliz de influenciar positivamente! Faz bem aos outros e a mim também. Também sou viciada e não quero rehabilitação. E eu sei o que é levantar pra escrever algo que veio na cabeça. Já fiz isso!!! Mas isso é bom!!

Unknown disse...

Quero registrar minha insatisfação ao ler seu texto. Como você diz que a vontade de escrever voltou graças á Gilmara(desculpa Gilmara, é pq ele tinha que falar de nós tb), como é possível. Você trabalha todo o dia com mil pessoas, e quem te inspira é Gilmara, que está em João Pessoa. Você deve ter voltado a escrever por incentivo meu, vivo dizendo "Clébinho, já fez os recados, não esqueça de escrever isso, isso e mais isso". Tá vendo, incentivo mais.

Brincadeiras a parte(algumas partes são verdade), adorei sua iniciativa, li apenas esse primeiro texto e o do garoto que limpa lidros, mas acho uma boa para vc exercitar esse dom que lhe foi dado.

um xero.

Anônimo disse...

Cpereira vc escreve com amor, com um mix de sentimentos..sei lá, pparece até que escuto sua voz ao pé do ouvido lendo o tal texto p mim...muito massa..e isso é umc cadeira q vicia mesmo. Beto e eu estamos desenhando o nosso..acho q vai ser um pouco diferente do q vc e gil fazem..rsrs
O nosso é mais um diário de bordo..making e off, dificuldades, sorte..tudo q cerca as matérias do sertão paraibanoi..ele está chegando...e vai ser logo! Aguardem..quanto à iniciativa, confio no seu talento, já te disse isso váaaarias vezes..rsrs..bjusss

Léo Guilherme disse...

Depois de tanta cobrança e indignação por eu,(e todos os outros que moramos no ap 04)não termos comentado seu blog acho que estava te devendo essa. Adorei ostextos que li até agora, que diga-se de passagem foram todos.Espero ver mais e q sempre mantenham ese padrão ou então evoluam mais ainda, oq acho bem provável.Parabens pela iniciativa, seu blogueiro cobrador!
=P