terça-feira, 28 de outubro de 2008

O poder de uma conversa


Considero a conversa uma das maiores fontes de conhecimento - se não a maior. E na conversa, acredito que ouvir seja o mais proveitoso. Enquanto ouvimos, trabalhamos a reflexão, identificamos contradições, aprendemos o que não falar, o que falar, estudamos o solo em que pisamos (metáfora), traçamos o mínimo do perfil de uma pessoa (acerta-se em algumas vezes se a audição for aliada da observação) e muitas vezes não nos leva a lugar nenhum e por aí vai... Mas isso nã0 acontece na maioria delas.
Ultimamente o Jornalismo tem pautado a maioria das minhas conversas. Falei sobre o caso da menina sequestrada e morta pelo ex-namorado, sobre o editorial que William Bonner fez hoje sobre um caso de violência no Rio, onde uma mulher grávida e a filha de quatro anos foram baleadas - a mãe morreu -, sobre mercado de trabalho para a profissão, sobre o tratamento diferenciado que o jornalismo dedica a assuntos diferentes. Já ouvi dizer que temos duas orelhas e apenas uma boca para ouvir mais e falar menos. Até onde isso é verdade, não sei.
Por enquanto, vou conversando na busca de mais aprendizado. Sobre o Jornaismo, continuo a filtrar o que me é dirigido para o bem e evoluo com isso. O chato é que não são todas as pessoas que enxergam nossa evolução - ou não querem enxergar. E, você sabe, no mercado de trabalho, dependemos muito da visão que os outros têm sobre nós e o nosso trabalho. Infelizmente e felizmente é assim.
Conversar me ajuda a formar opinião ou deformar a que já tenho. Normal. Ela serve para isso, para convencer. Conversar, ouvir, me ensina muito, mas por vezes também me confunde.

3 comentários:

Gil de todos os dias disse...

Adoro quando leio algo e sei das entrelinhas!!! ai ai.... =)

Monike Feitosa disse...

Eu tb me sinto assim;..por dentro de tudo Gil...rsrsrs

Anônimo disse...

Confesso Clebinhooooo que prefiro muitaz vezes ouvir... por isso tem hotas que estou caladona e na minha... Observar no jornalismo é muito importante, claro com uma pitada de interação.