segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Lembram do primeiro dia?




Discover McFly!


Tirei um dia para relembrar momentos inesquecíveis destes quatro anos de faculdade. No computador, abri uma pasta com as fotos registradas em instantes distintos da nossa turma e mergulhei numa viagem ao passado distante. Num mundo onde tudo acontece com uma rapidez assustadora, um dia já pode ser considerado como passado distante... É a tal relatividade do tempo.

Foram elas que me fizeram lembrar do início de tudo, do primeiro dia. Na mesma semana em que soube do resultado do vestibular, tive acesso à lista com os nomes dos futuros colegas de turma. Confesso ter tentado identificar alguma característica pelo nome escrito no papel. Mania de quem gosta de conhecer o solo em que pisa... Mas mesmo sem conseguir identificar nenhuma, simpatizei com aquela turma da qual já fazia parte antes mesmo de conhecê-la.
Do primeiro dia de aula, guardo algumas cenas na memória. Por exemplo, da primeira pessoa com a qual conversei. Ariane estava na porta da sala que fica em frente à cantina, quando cheguei e a interroguei:

− É aqui a sala do primeiro ano?

− É sim, respondeu.

− Clébio, prazer.

− Ariane.

Ficamos calados no mesmo local. Foi ela a pessoa da turma que vi no primeiro dia de aula. Mas antes, no dia da matrícula, já havia trocado algumas poucas palavras com Demósthenes, Andreza, Mércia e Isabelle.

A primeira professora a conhecermos, Magliana, de língua portuguesa, nos chama para o interior da sala. Como bom observador, fito alguns colegas. Todo mundo calado, cismado. Vejo Taynana sentada atrás da minha cadeira, e Gilberto à minha frente. As expressões fortes do rosto de Taynana, confesso, não me agradaram. Cá comigo, pensei: “Vou ter problemas com ela”. Que bom me enganei. Ela foi uma impressão errada que tive. Hoje a considero uma das pessoas que mais gosto na turma. E de Gilberto, não preciso falar. Quem o conhece sabe que é o mesmo daquele dia de março de 2005.

Magliana conversa um pouco sobre o que é faculdade, nos dá as boas-vindas e autoriza algumas pessoas do Centro Acadêmico a entrar na sala para o famoso trote. Foi bem previsível. Balas jogadas sobre nós para representar algo doce que eles diziam querer nos passar no primeiro dia de faculdade. Sabia o que iria acontecer desde quando alguns deles começaram a discursar. Aliás, o CA continua bem previsível até hoje... Bem, depois da “aula” nos apresentamos, nomes e cidades. Gente de todo canto, idade, personalidade, sonhos, enfim, gente!

Acho que disse algumas vezes que não tenho boa memória fotográfica e nem para guardar nomes. Provo. No fim da noite, fui para a frente da faculdade para aguardar o ônibus de volta. Denise está lá também na espera do transporte. Ela me aborda:

− Você é da minha turma, não é?

− Sou???
− Eu estava sentada no outro lado da sala e te vi de lá.
− Ah, você é a menina de Cuité, né?
− Não, sou de Taquaritinga do Norte, Pernambuco.
− Ah..., desculpa. É que não deu para conhecer e lembrar todo mundo ainda, justifiquei meio sem graça.

Conversamos um bom tempo até um ir embora. Foi tempo suficiente para conhecer o sonho dela que, por sinal, é o mesmo meu. Daí a afinidade que temos. Não lembro se foi nesse dia, mas prometemos extra-oficialmente em tom de brincadeira (mas com um fundo de verdade) que dividiríamos a apresentação numa bancada de um telejornal da Globo. O compromisso ainda está de pé, Denise, e o destino parece que está ajudando...

Fui para casa. No caminho, a sensação de querer voltar o mais rápido possível. Esta sensação representa bem o sentimento que quero cultivar sempre: o da ansiedade em reencontrá-los.

À Andréia, Denise, Gilberto, Andreza, Manassés, Neto, Morgana, Baiano, Cris, Walkênio, Tássita, Thiago, Gitana, Marçal, Ianna, Gérson, Manú, Marcos, Nadja, Bruno, Kaline, Felipe, Luís Auriclelson, Belinha, Demósthenes, Táyra, Fabrício, Yhamíriam, Taynana, Gilvânia, Dani, Léo, Avlairan, Renata, Aluska e aos que passaram por esta turma em qualquer época,

PRAZER EM CONHECÊ-LOS!
Como diria Tayra: "Essa turma é minha vida!"

9 comentários:

Anônimo disse...

OOOO Clebio... realmente voltar ao passado é sempre muito bom! E a nossa turma marcou aquela universidade. Também tenho alguns flashes deste primeiro dia de aula.. foi quando conehci Manu logo na secretaria, nos dirigimos a sala, juntas, depois fomos para a sala das eleitivas comer bolo e guarana que o CA ofereceu....ficamos amigas até hoje, ou melhor irmas... MAS ainda sobre tu garoto.. que gosto muitoooo....lembro sim de ter te encontrado depois na frente da facul.. Dali em diante ficamos todos os dias esperando nossos respectivos carros e conversando bastante. E a nossa promessa está de pé sim, com fé em Deus.
Tu sabe que eu gosto de tu né....
Sucesso para todos nós, dessa sala imprensa que é gostoso.

Gil de todos os dias disse...

Lembro muito do meu primeiro dia de aula também. Na verdade lembro da matrícula...O bom da vida é isso, momentos que podem parecer banais, que nos acompanham pra o resto da vida!!

Anônimo disse...

Ou to Chorando já..muito lindo seu depoimento Clebio...Também me recordo desse dia como se fosse hoje...olhava pra Myrella e dizia vixe essa menina deve ser besta...kkkkk só se for Myrella mesmo, um doce de pessoa...aiaiaiai...como o tempo passa rapido né...Vou sentir falta dessa convivência e dessas pessoas divertidas que entraram na minha vida...e espero que pra ficar...
Qto a vc Clebio quero te ver na bancada do Jornal viu, vc merece...
SUCESSO AMIGO!!!

Gil Geraldo disse...

Meu velho! Quer dizer: meu muleque!
Primeiro parabéns pelo texto.
Sabes que gosto de tú e te desejo tudo de bom.
Que a vida te reserve bons momentos e se ruins momentos vierem que vc tenha força para superar.
Que você mude, conquiste novos horizontes, mas tenha seus principios basicos inalterados, para não se perder no caminho.
Que seus sonhos sejam realizados, assim como o da nossa querida Denise, nossa irmã. E se não sentarem na bancada da Globo, preocupa não, azar da Globo por não saber reconhecer grandes talentos como vocês.
Felicidade e sucesso onde você estiver meu velho, é isso que desejo. Lute sempre e jamais tenha medo de ser feliz.

Manasses disse...

Clébio,

Novamente: texto claro e coerente. Estéticamente belo e historicamente coerente.

Gostei de tudo em sua redação. Quero destacar a presença de companheiros que foram de nossa turma, mas não continuaram conosco ao longo do tempo. Você registrou isso.

Para concluir, sem precisar entrar em detalhes, lhe confesso apenas que vou imprimir o texto e guardá-lo comigo.

Um grande e fraternal abraço para você e toda a turma!

Parabéns!

Manassés

Anônimo disse...

Jurani parabenizando pelo saudosismo deste momento . Abraço e boa sorte a todos!

Unknown disse...

Para Clébio,
Meus sinceros elogios pelo belíssimo texto e desejos de muito sucesso! :)

Anônimo disse...

Belíssimo texto Clébio mas, eu não me lembro desse dia.

:p


Felicidades pra você, desejo que cresças bastante.

Unknown disse...

Obrigado por ter lembrado até mesmo daqueles que passaram por esta turma tão maravilhosa, a vida sempre nos ofere varios caminhos e um, nós temos que seguir. Guardarei sempre na memoria todos que fizeram parte desta turma. Seja Lauda, E apoi, Boneco de Posto... tantos outros