domingo, 9 de novembro de 2008

Nostalgia


O assunto mais presente na minha manhã de hoje foi vestibular. Neste domingo, cerca de 26 mil e 500 pessoas começaram a intensa jornada de provas para tentar uma das 4 mil vagas na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. As provas estão sendo realizadas em seis cidades do interior da Paraíba.
Cheguei ao ponto do ônibus faltando quinze minutos para ir ao trabalho na redação. Coisas de plantão... Lá, vários jovens também esperavam o coletivo que os levariam a um dos muitos locais de prova. Dentro do ônibus, vestibular. Quando passei por um colégio estadual, mais vestibular. Várias pessoas amontoadas em frente ao portão. Algumas ainda com cadernos nas mãos a revisar o que ainda não estava seguro na cabeça. Já na TV, durante uma das ligações que faço para órgãos públicos (delegacias, hospitais, presídios, etc.), qual o assunto que ouço? Mais vestibular... Da delegacia de Cajazeiras, no alto sertão do estado, ouço: "Aqui está tudo calmo. O povo foi dormir cedo para o vestibular...", constatou.
O que aqueles jovens procuram através do vestibular? Certamente muitos deles lá estão à procura de um sonho. Tiro isso por mim... Mas, certamente também, muitos deles estão à caça de status social, fama, dinheiro, vaidades vazias. Nesses quase quatro anos de faculdade já ouvi de tudo. Gente que estava alí só para conseguir um diploma de nível superior e pronto. Será que eles acham mesmo que aquele diploma os torna superiores aos outros? Se a resposta for sim, pobres... Não sabem o prazer que sentimos a cada passo que damos no caminho de um sonho.
O clima misto de esperança e ansiedade que senti no interior do ônibus enquanto observava pela janela aqueles sonhadores - prefiro tratá-los assim - me fez sentir um pouco daqueles sentimentos. Parecia que eu também estava a caminho do vestibular. Confesso, senti vontade de fazer as provas de novo. Deixou-me feliz o fato de não ser o único a embarcar na nostalgia. Uma repórter que foi cobrir a manhã de provas também disse o mesmo.
Boa sorte aos candidatos à conquista de um sonho. O caminho é longo e, às vezes, não tão fácil. Mas bom é vencer os obstáculos e seguir em frente. A cada passo, uma vitória.

2 comentários:

Gil de todos os dias disse...

Nessa minha ida praí eu reconheci alguns locais por ter passado por eles quando estive em Campina (faz quase oito anos) pra fazer vestibular. Fiquei num apartamento perto da Getulio Vargas, tomei sorvete perto de onde agora é a "integração" e ví alguns outros locais. E eu falei: "eita, que deu saudade"!! Se deu saudade é pq foi bom!

Anônimo disse...

É confesso que vestibular é muita nostalgia. Pura mesmo! E sinto isso todos os dias. É que o vestibular que fiz p jornalismo realizei as provas no Estadual da Palmeira, bem ao lado de onde trabalho..... o frio na barriga, a agonia p não chegar atrasada, a furstação de andar numa cidade que mau conhecia e que hoje sou apaixonada por ela....